top of page

Preço do milho aumenta 10% e pode impactar São João

  • Foto do escritor: Letícia Cavalcanti
    Letícia Cavalcanti
  • 2 de jun.
  • 2 min de leitura

Mudanças climáticas e crescimento na demanda afetam vendedores e consumidores


ree

O preço do milho subiu 10% nos últimos meses e pode impactar as celebrações de São João deste ano. A combinação entre a crescente demanda internacional e a queda nos estoques — causada por problemas climáticos — tem pressionado a inflação dessa commodity, afetando tanto os consumidores quanto os comerciantes.

O valor do alimento acumula mais de 40% de aumento desde março do ano passado e apenas 2,4% do consumo anual de milho é feito pelo mercado interno. Esses dados geram impactos no custo, principalmente no período junino, onde vários produtos são derivados do grão, como a canjica, munguzá, pamonha, bolo de milho, milho verde assado e a pipoca. 


ree

A microempreendedora e educadora Rose Mary vende canjicas na “Canjicas da Rose” e explica sobre sua situação com o aumento do preço: “O valor subiu absurdamente, eu cheguei a comprar uma mão por R$ 70 e quando abro a espiga, não vem quase nada de grão, mas estou confiante com as vendas nesse São João”.


As intempéries que atingiram a safra impactaram não somente as vendas, mas sobretudo a compra. O professor Adonai Ferreira, que tem o hábito de comprar milho e seus derivados semanalmente, observou o aumento, mas segue fiel: “Adoro, porque produzem de alta qualidade e eu consumo o ano inteiro. Existe um acréscimo do valor do produto sempre nessa época do ano e, principalmente com essa seca, mas ainda considero vantajoso comer e comprar lá”.

Diante de um mercado nacional, os desafios causados anualmente necessitam de alternativas para reduzir o impacto durante as festas juninas e garantir um desenvolvimento e cultivo dessa importante cultura agrícola durante todas as estações do ano. 


Comentários


bottom of page