top of page

Altas expectativas do comércio para o Dia das Crianças

  • Foto do escritor: Ana Célia Silva & Vanessa Lima
    Ana Célia Silva & Vanessa Lima
  • 7 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de nov. de 2024

Embora com início de mês considerado fraco, pesquisa de vendas realizada pela Fecomércio – PE deixa comerciantes otimistas para 2024



O comércio está com altas expectativas para o Dia das Crianças em relação ao ano passado. A data, comemorada no dia 12 de outubro, começa aquecendo o mercado desde o início do mês. O Dia das Crianças é considerando uma das melhores épocas para o comércio de varejo, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. O otimismo para as vendas também se deve à pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio – PE). De acordo com o levantamento, no varejo tradicional, as vendas devem saltar de 58,6% em 2023 para 62,9% neste período de 2024.



A pesquisa revela também que 72,4% dos consumidores planejam comprar presentes, investindo uma média de R$ 144. Entre os itens mais procurados neste período estão os brinquedos ou jogos não eletrônicos, seguidos de roupas e acessórios de vestuários e calçados.


As estratégias para o aumento das vendas variam entre promoções, descontos e uma presença mais

forte nas redes sociais. A variedade de estoque também é uma aposta das lojas que buscam a satisfação e o aumento da procura dos clientes. “A expectativa está bem acima do ano passado. Estamos com muita inovação e novidades para meninos e meninas”, conta Joicy Oliveira, funcionária da loja Le Biscuit, na avenida Conde da Boa Vista.


Com o cenário favorável, comerciantes esperam crescimento de 13,3% das vendas em Pernambuco. Embora os varejistas estejam positivos com relação ao volume das vendas, o início do mês de outubro ainda não alcançou o resultado esperado. "Em relação ao ano anterior, não está como a gente esperava. O mês começou agora e teve uma queda de 20% se compararmos com 2023. Porém, a expectativa é de que até o dia 12 o movimento aumente e a gente tenha um resultado considerável.”, explica Mayck Douglas, gerente da mesma loja.


Essa queda já estava prevista para o setor de shopping centers, tornando o cenário mais favorável para o setor de varejo e lojas populares. Os comerciantes ainda estão otimistas com a intenção de compra dos consumidores e as formas de pagamento (o crédito sendo o mais utilizado, seguido do PIX, que representa 49,8%). A confiança de recuperação econômica como um todo segue impulsionando o setor para o Dia das Crianças.

Comments


bottom of page