ESTELITA: Nome do novo parque desagrada população
- Camila Deschamps

- 19 de mai.
- 2 min de leitura
João Campos contraria lei que assinou ao chamar o espaço de “Parque do Cais”

O conhecido Cais Estelita, localizado na Avenida Engenheiro José Estelita, no bairro de São José (região central do Recife), é alvo do debate popular há anos. No entanto, um vídeo do prefeito da cidade, João Campos (PSB), veiculado em sua conta na plataforma Instagram no último dia 7 de maio, causou grande descontentamento da população a respeito do futuro do local. No vídeo, o político fala sobre um novo investimento da gestão municipal, um projeto que inclui a construção de um novo parque, ao qual ele se refere como “Parque do Cais”.
Acontece que o local mencionado pelo gestor no vídeo não se chama “Parque do Cais”. Na verdade, o próprio prefeito sancionou a lei 19232/2024, a qual nomeou o futuro parque como “Parque da Resistência Leonardo Cisneiros”. A regulamentação, de autoria dos vereadores em exercício naquele momento, Dani Portela (PSol) e Ivan Moraes (PSol), homenageava o ativista Leonardo Cisneiros e remetia ao longo período de mobilização social ligado ao Ocupe Estelita. Léo Cisneiros foi filósofo e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além de crítico à gestão do PSB e ligado ao Ocupe Estelita e ao grupo Direitos Urbanos.

A atitude de João Campos repercutiu negativamente nas redes sociais e foi mal vista por personalidades da política que apoiaram o projeto de lei sancionado em 2024, como foi o caso do próprio Ivan Moraes, ex-vereador, jornalista e mestre em comunicação: “Nem todo avanço existe porque houve um presente de um empreendedor. Existem lutas, movimentos, processos históricos que ele (prefeito) ou está esquecendo ou está usando o manual que aprendeu da política para tentar invisibilizar sujeitos que ele entende que não são sujeitos que o fortalecem neste momento”.
A reportagem do Entrepontes entrou em contato com a prefeitura do Recife para pedir esclarecimentos, mas não obteve retorno até a publicação deste material.








Comentários