top of page

Câmara Municipal promove audiência pública sobre Fibromialgia

  • Foto do escritor: Letícia Cavalcanti
    Letícia Cavalcanti
  • 12 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Encontro debaterá políticas públicas e direitos para quem convive com a dor crônica


A audiência pública “Fibromialgia, a dor que nunca passa: por uma agenda pública de direitos e dignidade” vai acontecer nesta segunda (12), no dia nacional da conscientização e enfrentamento da síndrome. O evento vai ser no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, promovido pela vereadora Liana Cirne, às 14h, e todos os interessados na temática podem participar.


De acordo com as necessidades dos indivíduos portadores dessa condição, ações públicas como atendimento prioritário em supermercados, a carteirinha dos fibromiálgicos e o reconhecimento como pessoas com deficiência (PCD) foram acatados. No entanto, o advogado André Bastos explica a importância de fortalecer a garantia de direitos dessas pessoas através de ações do governo: “Políticas públicas auxiliam por meio da inclusão da fibromialgia nas diretrizes de saúde pública, com programas específicos de acolhimento e reabilitação, investimentos em pesquisa, campanhas educativas, criação de centros de referência e integração com serviços de assistência social e previdenciária”.


A condição crônica tem sintomas psicológicos, como cansaço extremo, irritabilidade, enxaqueca, fadiga, entre outros. E também os físicos, como a sensação do corpo pesado, aumento de dores musculares, articulares e da frequência urinária. A professora de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, Andrea Trigueiro, tem a doença e sofre com dores desde criança. “É preciso entender o meu lugar de felicidade, no meu conforto emocional e me proteger sem me expor a situações que sei que podem me trazer algum tipo de prejuízo por conta da fibromialgia”.



Os debates e a conscientização sobre essa temática incentivam melhorias na qualidade de vida desses indivíduos, através do acolhimento, respeito e políticas públicas de qualidade.


 
 
 

Comentários


bottom of page