top of page

Câmara do Recife debate retomada do "Teatro é Ao Vivo"

  • Foto do escritor: BIANCA AMORIM
    BIANCA AMORIM
  • 12 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Reunião proposta por Cida Pedrosa (PCdoB) discute nova fase do projeto que incentivou as artes cênicas 




Na tarde da próxima quinta-feira (15), a Câmara Municipal do Recife sediará uma reunião pública sobre a campanha “Teatro é Ao Vivo, Vá Ver!”, no Plenarinho da Casa. A proposta de retomada é da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), em parceria com a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe).


O encontro acontecerá às 15h e reunirá artistas, produtores, representantes da sociedade civil e do poder público. A ideia é debater a atualização da campanha, com foco na democratização do acesso ao teatro, formação de plateia e políticas públicas culturais.


Lançada em 2004, a campanha teve grande impacto: foram mais de 8,3 mil chamadas exibidas na TV aberta, divulgando cerca de 2,6 mil espetáculos de teatro e dança realizados em Pernambuco. A iniciativa funcionava como um reforço de visibilidade para a cena local. Segundo Cida Pedrosa, o projeto é uma forma de reaproximar o público do teatro: “A principal motivação é retomar um dos mais importantes projetos de divulgação, promoção e popularização do teatro pernambucano”, afirmou a vereadora.



Caio Machado, jornalista e diretor musical do Drama Club da escola de inglês Cultura Inglesa, destaca que a campanha pode gerar efeitos duradouros. “É preciso mostrar os verdadeiros fomentadores da cultura, mostrar quem realmente faz o dia a dia cultural. E mais do que apresentar agendas, falar sobre a arte cênica como um todo. Explicar os processos. Isso vai enriquecer muito todo mundo”.

Ele observa, no entanto, que ainda há muitos entraves para o acesso. “Muitos dos nossos teatros são em localizações que considero, particularmente, complicadas. Temos sessões durante a semana que acabam tarde. São muitos fatores”, afirma Caio.



 
 
 

Comentários


bottom of page