Comércio recifense projeta 10% de crescimento para o Natal
- Álex Souza
- 29 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2024
Lojas no Centro já exibem decorações festivas e preparam estratégias para atrair consumidores

O comércio do Recife se prepara para o período mais aguardado do ano: o Natal. Com guirlandas, árvores e outros enfeites já adornando as vitrines, os lojistas do centro da capital pernambucana estão otimistas. A expectativa é de um aumento de até 10% nas vendas em relação ao ano passado, impulsionado por promoções e uma ampla variedade de produtos.
Paulo Monteiro, diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), aponta que o setor está confiante para o último trimestre do ano. “Acreditamos em um crescimento de 7% a 10% nas vendas comparado ao mesmo período de 2023,” afirma. Segundo Monteiro, o Natal é crucial para segmentos como calçados e confecções, que encontram na data um respiro financeiro fundamental.
No bairro de São José, a educadora física Caroline Ramos aproveitou o intervalo do almoço para pesquisar preços de decorações natalinas. Ela destaca que encontrou boas promoções, o que permitiu planejar melhor o orçamento. “Fiquei agradavelmente surpresa. Consegui economizar e antecipar as compras para evitar a correria de última hora,” relata.


Enquanto o Natal se aproxima, o clima festivo já movimenta os vendedores. Damiana Gomes, responsável pelo setor de iluminação da unidade da Boa Vista do Atacado dos Presentes, confirma o aumento no fluxo de clientes a partir de novembro, com o pico de vendas na semana que antecede a celebração.
Por outro lado, há um tom de cautela no setor. No ano passado, uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) projetou que o Natal movimentaria R$ 1,45 bilhão na economia local, e a expectativa era de um crescimento expressivo de 72,8% nas vendas. No entanto, o resultado não correspondeu ao otimismo. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio (IAC) da Serasa Experian, entre os dias 18 e 24 de dezembro de 2023, as vendas do varejo físico caíram 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando o pior desempenho desde a pandemia.
Mesmo diante dos desafios do ano anterior, o comércio recifense aposta em uma recuperação gradual e se prepara para o Natal com promoções, diversificação de produtos e atendimento estratégico, na esperança de aquecer as vendas e encerrar 2024 com resultados mais positivos.
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