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Altos preços afastam público da Casacor Pernambuco

  • Foto do escritor: Aleksandro Maior & Ana Clara Robalinho
    Aleksandro Maior & Ana Clara Robalinho
  • 7 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Aumento da entrada, que custa R$ 90, gera baixa adesão popular e preocupação de alguns expositores



A edição de 2024 da Casacor PE, evento de design e arquitetura que acontece anualmente no Recife (este ano, está sediado no edifício Palazzo Itália, casarão histórico localizado no Bairro do Recife), enfrenta aumento de 12.5% nos preços dos ingressos. Em 2023, o valor da entrada inteira custava R$ 80 (meia, R$ 40). Em 2024, os ingressos se encontram no valor de R$ 90 e R$ 45, respectivamente. Organizadores do evento, que acontece até 15 de novembro, justificam os reajustes com custos operacionais elevados, mas a alta dos preços gera inquietações sobre a acessibilidade e a diversidade do público.


A equipe da Casacor PE creditou o acréscimo nos valores a diversos fatores, incluindo o aumento dos custos operacionais e de materiais, que foram impulsionados pela inflação. "Estamos sempre buscando oferecer uma experiência única e de qualidade aos visitantes da mostra e isso envolve investimentos em infraestrutura e na curadoria de projetos. Esse ano estamos com espaços novos. No espaço natureza, a gente trouxe mais de 70 espécies de plantas para a exposição, além da homenagem a Abelardo da Hora e Montez Magno. Não é fácil trazer todas essas obras para cá”, explica uma das curadoras do evento, Lívia Pedreira.


A elevação dos preços gerou reações mistas entre os frequentadores habituais do evento. Muitos visitantes expressaram preocupação com a possibilidade de que o aumento desestimule a presença de um público mais amplo. “É caríssimo, sempre foi e esse aumento só piora. Em 2022, o ingresso custava R$ 70 e, antes da pandemia, era menor ainda, e agora já está em R$ 90. Para quem quer ir para se distrair, apenas como forma de cultura, ver uma exposição e sem o objetivo de comprar nenhum produto, é muito caro. Muita gente quer ir com a família e não tem condições de pagar esse preço para todos. Isso afasta grande parte do público”, comenta Ana Rosa Coelho, frequentadora assídua do evento.


Por outro lado, alguns expositores acreditam que a valorização do evento pode atrair um público mais seleto. “O objetivo principal da Casacor sempre foi expor as peças e incentivar a compra. É como uma vitrine. Infelizmente, a gente vive em um mundo muito desigual e concordo que deveria ser mais acessível, mas é importante para nós que pessoas que tenham interesse e condições de comprar visitem o evento. Precisamos disso”, pondera o designer de interiores Rafael Gomes.

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