Ciclismo vem crescendo como esporte popular no Recife
- Camila Deschamps

- 2 de jun.
- 2 min de leitura
Especialista e ciclistas incentivam a prática que traz ganhos não apenas ao físico, mas também à saúde mental

A rotina saudável e os exercícios físicos urbanos estão em alta no Brasil. Diante do cenário de uma população que busca maneiras alternativas para movimentar o corpo que se encaixa no dia a dia, o ciclismo se mostra uma ótima opção para trabalhadores e estudantes. Além dos benefícios para a saúde, a opção de pedalar para o local de trabalho ou de estudo também ajuda a economizar tempo na rotina.
Apesar disso, menos da metade da população brasileira realiza exercícios físicos. Segundo dados de 2023 do Ministério da Saúde, apenas cerca de 40,6% das pessoas com 18 anos ou mais praticam atividade física nos níveis estipulados pela Organização Mundial de Sáude (OMS), isto é, ao menos 150 minutos de exercício moderado ou 75 em intensidade rigorosa semanalmente. Milena Freire, estudante universitária, utiliza a bicicleta como saída para a falta de exercício físico: “Eu não pratico nenhum outro tipo de exercício, e aí a bicicleta surge também nesse local de me movimentar mesmo, de praticar aquilo que eu não consigo no dia a dia”.
Assim como o ciclismo, muitos utilizam a corrida para mexer o corpo no dia a dia. O personal trainer e nutricionista Emerson Damásio, porém, aponta algumas vantagens do exercício sobre duas rodas: “A corrida pode agredir muito as articulações por conta do impacto nos ossos e músculos, enquanto a bicicleta vai agredir quase zero”, analisa.

O pedalar também envolve outros motivos, como diz a jornalista Eliza Kobayashi: “Você constroi uma relação com a cidade quando caminha ou pedala, muito diferente de estar dentro do carro, dentro de uma bolhazinha, como espectadora, e estar ali, como parte da paisagem”. E completa: “É um ato de cidadania, resistência e militância por querer uma cidade mais humana e participar desse processo”.
Além da saúde física e da cidadania, o exercício também contribui para a saúde mental. O jornalista Haymone Neto percebe os benefícios na rotina: “Você tem um ganho no seu humor, no seu estado mental, você trabalha melhor”. Emerson Damásio justifica essa impressão: “O exercício físico descarrega hormônios no organismo, os do prazer e da sensação de bem-estar, endorfina, serotonina, dopamina”.








Comentários