top of page

Aberto o processo eleitoral para o Conselho de Igualdade Racial

  • Foto do escritor: Letícia Cavalcanti
    Letícia Cavalcanti
  • 28 de mai.
  • 2 min de leitura

Inscrições vão até quarta-feira (28) e buscam representantes da sociedade civil para fortalecer políticas públicas e o enfrentamento ao racismo na cidade


ree

O processo eleitoral para a nova composição do Conselho Municipal de Política de Promoção de Igualdade Racial (CMPPIR) está aberto para inscrições até a próxima quarta-feira (28), às 17h. A participação é destinada a 16 candidatos da sociedade civil e é realizada através de um formulário eletrônico. 


A eleição desse grupo de pessoas se distribui entre oito representantes do movimento negro ou comprometidos com a luta contra o racismo, com no mínimo 24 meses de existência legal, seis atuantes das Regiões Político-Administrativas (RPAs), eleitos em processo específico durante a conferência e dois representantes de minorias étnicas existentes no Recife, incluindo indígenas, judeus, árabes, palestinos e ciganos, entre outros.


O membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife, Arthur Figueirôa, relata a essencialidade da participação popular: “Torna uma gestão pública eficiente e que supre as demandas da sociedade para que, dessa forma, haja o aprimoramento das políticas públicas”. Nessa perspectiva, é fundamental ações governamentais eficazes, representantes atuantes, participação popular e debates para igualdade e conscientização racial.


ree

Já a professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Carla Teixeira, ressalta a importância de reflexões dos problemas estruturais para execução de ações: “Entender que existe um problema estrutural e que o Conselho tem que atuar junto à Prefeitura é essencial. Então, a pauta antirracista é algo que toda sociedade deve discutir e debater. Não basta não ser racista, a gente tem que ser antirracista”.


Os inscritos que sentirem dificuldade no momento de preencher o formulário podem entrar em contato com a Gerência de Igualdade Racial (Gerir), que funciona de segunda a sexta, das 08h às 17h. Nos dias 27 e 28 deste mês, das 09h30 às 15h, também está disponível o atendimento para apoio no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira. 


Comentários


bottom of page