Teatro do Parque recebe a edição do 14º Festival Animage
- Maria Júlia Holanda & Sofia Souza

- 7 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Evento apresenta filmes de animação nacionais e internacionais. Várias obras apostam nas críticas aos problemas atuais da sociedade

Recife recebe o 14ª Festival Internacional de Animações de Pernambuco (Animage), até o próximo domingo, (06), espalhada em várias salas de cinema. A abertura aconteceu no Teatro do Parque, na Boa Vista, na última terça-feira, com a exibição do documentário “Miyazaki, o espírito da natureza”, de Léo Favier. Nessa edição, a curadoria do Animage trouxe algumas sessões especiais, que reúnem seleções temáticas de curtas-metragens, dentre elas as mostras “100 anos de Animação Portuguesa”, “Andreas Hykade” (com a presença do animador alemão) e “Pernambuco”, que serão realizadas também no Cine Teatro do Parque.
Com a proposta de democratização, o Animage acontece na capital pernambucana há 14 anos, com exibições gratuitas nos cinemas de rua. “A ocupação dos espaços da cidade, várias salas, e a gratuidade torna o festival inclusivo. É uma linguagem transformadora”, evidencia o criador e diretor do festival, Antonio Gutierrez. Somente neste ano o evento contou com a inscrição de mais de 2,2 mil curtas e longas-metragens, de 100 países, para a mostra competitiva, e ainda faz a estreia de vários títulos internacionais na América Latina. “O Animage hoje é um dos mais importantes festivais de animação do Brasil”, afirma.

A expressão artística e a crítica social estão presentes em várias obras exibidas, como é o caso do longa “A Menina e o Pote”, animação que teve a estreia mundial em Cannes e será apresentada no Cineteatro do Parque neste sábado (05). O curta faz referência à cosmologia baniwa, tem inspiração na mitologia yanomami e contou com a supervisão da antropóloga indígena Francy Baniwa. “Depois de viver esse último mês de terror e destruição dos nossos biomas, o filme, infelizmente, está mais atual do que nunca”, expõe a codiretora e animadora do filme, Tati Bond.
Além do Cine Teatro do Parque, o Cinema da Fundação, o Cinema da Universidade Federal de Pernambuco e as praças da Macaxeira e Lagoa do Araçá também estão sediando o Festival Animage. A entrada é gratuita, mas é limitada, sendo preciso retirar os ingressos na bilheteria dos cinemas 1 hora antes de cada exibição. Para conferir a programação completa, basta acessar www.animagefestival.com.








Comentários