top of page

Vazamento de uniforme da seleção causa polêmica

  • Foto do escritor: Otávio Gaudêncio
    Otávio Gaudêncio
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Site aponta que nova camisa do Brasil para o mundial será vermelha; CBF nega



Nas últimas semanas, os fãs de futebol foram surpreendidos com a notícia de que o segundo uniforme da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026 seria vermelho. A informação veio do site especializado em vazamento de camisas de time Footy Headlines. Segundo a página da internet, a camisa seria estampada pela logomarca do histórico jogador de basquete Michael Jordan em vez do tradicional símbolo da Nike.

O vazamento causou controvérsia na mídia esportiva. A ideia não foi bem aceita pela cor não estar presente na bandeira do Brasil, o que romperia com a tradição da seleção. O criador de conteúdo de futebol do Canal do Luna, Carlos Eloi, defende que as seleções deveriam utilizar cores que remetam a tradição de seu país: “O vermelho não tem nada a ver com nossa cultura”, diz.

Segundo o criador, seleções como Alemanha, Holanda e Itália não utilizam as cores da bandeira nos uniformes principais, mas mesmo as tonalidades não estando presentes nos símbolos dos países, elas, ainda assim, representam algum elemento cultural das regiões.



Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclareceu que as imagens divulgadas não são oficiais. “Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção”. A entidade comunicou que a nova coleção para o mundial ainda está em definição e também reafirmou seu compromisso com a tradição da seleção: “Os padrões amarelo e azul serão mantidos”.

O vazamento também repercutiu entre os torcedores da canarinho. O publicitário e colecionador de camisas de time José Ricardo Vasconcelos acredita que, do ponto de vista comercial, a venda das camisas seria um sucesso, visto que seria um grande marco na história da seleção. Porém, ele defende a ideia de que os dois principais uniformes da seleção devem seguir os padrões azul e amarelo: “É interessante que qualquer instituição carregue sua tradição”. 



Comentarios


bottom of page