Programa Academia da Cidade completa 18 anos
- Ana Célia Silva & Vanessa Lima
- 24 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Com aulas gratuitas, projeto atende diariamente mais de 12 mil pessoas

Neste mês de setembro, o Recife comemora 18 anos do Programa Academia da Cidade (PAC) que se tornou uma política de saúde municipal, permitindo aos cidadãos recifenses uma maior qualidade de vida através de práticas esportivas como aulas de dança, ginástica, musculação, corrida e acompanhamento de instrutores em atividades físicas, entre outros benefícios. O bairro de Santo Amaro é um dos que abriga as 42 atuais unidades espalhadas em todo o Recife.
O principal objetivo do programa é promover a saúde das pessoas com ênfase em exercícios físicos de forma gratuita para todos os cidadãos. Wdyla Carvalho, desenvolvedora de software e ex-aluna da Academia da Cidade, conta como foi essa experiência: “Eu faço exercícios físicos com aulas de circo. Existem alguns motivos, o preço ou tempo impedem a motivação de praticar, por isso a Academia da Cidade me ajudou a ter acesso a esse tipo de serviço”.
O PAC contempla mais de 12 mil pessoas na cidade, tendo aulas com até 50 alunos simultaneamente, a maior parte deles idosos que são beneficiados todos os dias por esse acompanhamento. Cleide, que é instrutora da Academia no polo da Macaxeira, detalha o cuidado com os alunos da terceira idade: “A gente trabalha com a prevenção a partir dos exercícios físicos, inclusive temos muitos idosos. Eu sou suspeita para falar porque trabalho aqui, mas é um programa que realmente faz a diferença na vida dessas pessoas. Todos os dias quando eles chegam aqui, aferimos a pressão arterial antes de começar as aulas, para manter esse cuidado”.
Para participar do programa, é preciso ir até uma Academia da Cidade, apresentar um comprovante de residência, um documento oficial com foto e o cartão do SUS. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 9h30, e das 17h às 21h; aos sábados, das 6h às 10h.
Comments