top of page

LBV na preparação para jogos estaduais da pessoa idosa

  • Foto do escritor: Débora Reis, Letícia Monteiro & Nilton de Souza
    Débora Reis, Letícia Monteiro & Nilton de Souza
  • 8 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Evento, que inicia no próximo dia 16, terá competições de basquete, voleibol e handebol


ree
Os idosos do LBV praticam esportes durante todo o ano. Foto: Banco de imagem da LBV/Reprodução

Na próxima quarta-feira, dia 16, começam os Jogos Estaduais da Pessoa Idosa da Região Metropolitana do Recife (RMR). O evento é promovido pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE-PE) e o tema deste ano é “Santos Dumont: 50 anos de inclusão social pelo esporte e lazer”. Com competições de basquete, voleibol e handebol, o número de times esperado para esta edição é de cerca de 30 grupos de idosos de toda a RMR.


Neste mês, comemora-se o Outubro Prata, dedicado à valorização da pessoa idosa. A organização Legião da Boa Vontade do Recife (LBV), trabalha desde 1976 com ações sociais voltadas para grupos em situação de vulnerabilidade no centro da cidade e participa já há 12 anos, com o grupo de idosos ‘Vida Plena’, de jogos tanto estaduais quanto municipais.


ree
Idosas da Legião da Boa Vontade do Recife participaram da última edição dos jogos da Prefeitura do Recife. Foto: Nilton de Souza/Entrepontes

O grupo esteve nos jogos promovidos pela Prefeitura do Recife que aconteceram entre os dias 4 e 13 do mês passado, no Geraldão, com o tema “Mulheres que Inspiram”. O evento contou com uma caminhada de 2km e práticas esportivas como atletismo, voleibol e handebol. Gorrett Moraes, 65, participou dos jogos representando a LBV e reforça a importância de iniciativas dessa natureza para a terceira idade. “Competições assim geralmente são para pessoas mais jovens e isso nos faz sentir incluídas nesse público”.


Maria das Dores de Melo, 78, participou dos jogos da prefeitura e irá representar o “Vida Plena” na edição estadual da competição. Ela contou que os jogos a ajudaram a superar a ansiedade e a depressão e que está muito feliz em se juntar ao seu grupo da LBV, instituição que integra há 6 anos, nos jogos de Pernambuco.


ree
A educadora social Andrea Santana e Maria das Dores, idosa da instituição. Foto: Nilton de Souza/Entrepontes

Além dos jogos promovidos pelo Estado e pela Prefeitura do Recife, os idosos da LBV contam com programas de esportes oferecidos na própria organização. Andrea Santana, educadora social responsável por esse grupo, comenta que o cronograma de práticas esportivas é construído de acordo com o desejo dos idosos. A instituição promove aulas de zumba e de esportes como voleibol e futsal, todos adaptados para os idosos.


A LBV é uma associação civil sem fins lucrativos, que sobrevive à base de doações, e segundo Camila Mota, assessora de comunicação da organização, eles não têm capacidade de atender mais nenhuma pessoa idosa, porque já acomodam 140. Os interessados em doar para a instituição devem acessar o site www.lbv.org para mais informações. O valor mínimo é de R$ 1.

Comentários


bottom of page