Espetáculo Xirê exalta a cultura hip-hop no centro do Recife
- Júlia Nazário
- 31 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Mamam recebe o segundo dia de apresentações da peça teatral do coletivo À Margem

No último sábado (26), às 19h, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), localizado na Rua da Aurora, será palco do espetáculo Xirê, promovido pelo coletivo pernambucano de teatro hip-hop À Margem. Com entrada gratuita, os ingressos serão disponibilizados uma hora antes do início da sessão, que contará com intérprete de Libras para acessibilidade.
O título Xirê — palavra de origem iorubá que significa “roda” ou “dança” — reflete o conceito artístico da peça, que combina elementos do teatro e do hip-hop. A narrativa acompanha as trajetórias de oito jovens negros e periféricos do Recife, trazendo à tona histórias de conquistas e desafios. A peça estreou no Museu da Abolição, no dia 25, e circulará por outros espaços culturais da cidade até 9 de novembro.

A montagem aborda questões culturais, sociais e políticas, incorporando a figura do ator-MC e elementos visuais e sonoros característicos do hip-hop, como grafitagem e DJ ao vivo, proporcionando uma interação constante com o público. “É uma peça que fala essencialmente sobre a juventude periférica do Recife. Por isso, carregamos muita regionalidade na nossa sonoplastia, nas falas e em toda a dramaturgia”, explica Torres Zn, ator e produtor do coletivo.
Embora inspirada nos elementos do hip-hop norte-americano, a peça abraça a cultura afro-brasileira e pernambucana, destacando aspectos locais e reforçando a representatividade racial na cena artística recifense. A atriz e produtora Maria Guerra enfatiza a relevância do espetáculo: “A representatividade afro-brasileira é muitas vezes invisibilizada. Xirê busca celebrar essa identidade e promover um futuro em que mais espetáculos como esse possam surgir.”
As próximas apresentações de Xirê ocorrerão no Compaz Eduardo Campos, Daruê Malungo e MUAFRO.
Serviço:
Espetáculo: Xirê
Data: 26/10
Horário: 19h
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife
Ingressos: Gratuitos, disponíveis uma hora antes
Comments