Alepe promove audiência pública sobre telefonia
- Ana Célia Silva & Vanessa Lima
- 17 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2024
Debate focado nos problemas da prestação de serviços ocupou o plenário da casa na quinta-feira

Na tarde da última quinta-feira (10), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu uma audiência pública, liderada pela Comissão de Defesa do Consumidor e motivada pelo aumento de reclamações a respeito do serviço prestado pelas empresas de telecomunicação. A reunião foi coordenada pelo deputado estadual João Paulo (PCdoB) e contou com a presença de gerentes de relações institucionais das principais operadoras do Brasil, além de representantes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e Ministério Público.
Na audiência, foram levantados alguns pontos problemáticos como frequência de ligações das empresas para seus clientes, baixa qualidade de rede móvel e internet e dificuldade de assistência para cancelamento de contratos, entre outros. Em defesa da Claro, a gerente de relações institucionais, Luana Batista, afirmou que a empresa está presente em 164 munícipios do Estado com cobertura 4G e prospecta, até o fim do ano, ampliar significativamente a cobertura 5G na região pernambucana.

Acerca da má qualidade de cobertura das redes, os representantes das três companhias de telecomunicação dividiram a mesma dor: a crescente ocorrência de furtos de fios e cabos da rede elétrica que prejudica o fluxo de serviço. Essa afirmação corresponde aos dados da Conexis Brasil Digital (entidade que reúne as principais operadoras no país), onde mais de mais de 5,4 milhões de cabos foram roubados e/ou furtados em 2023 em todo o País, causando prejuízo para mais de 7,6 milhões de pessoas.
O gerente de atendimento do Procon, Ewerton Farias, falou sobre como o órgão público vem recebendo muitas reclamações e afirma que está à disposição das operadoras para encontrar soluções viáveis. “O Procon serve muito mais do que um órgão de penalidade. É um órgão de interlocução e intermediação entre o consumidor e a empresa”.
A reunião terminou com o anúncio do deputado João Paulo sobre a criação de um grupo de trabalho envolvendo os prefeitos das cidades de Pernambuco e a Polícia Civil para investigar os problemas discutidos e melhorar a qualidade do serviço prestado para os cidadãos pernambucanos.
Complicado demais os serviços prestados no Brasil por parte dessas Cias de telefonia.